terça-feira, 22 de janeiro de 2013

"O Governo tem vindo a defender um aumento dos horários na Administração Pública com o objectivo de aumentar a produtividade e reduzir o trabalho extraordinário, mas um estudo distribuído nesta segunda-feira pelo executivo às três estruturas sindicais da Função Pública diz que trabalhar mais horas não é sinónimo de mais qualidade e eficiência. (...)
'O número de horas trabalhadas é apenas uma variável em todo o processo produtivo', refere o estudo elaborado pela Direcção-Geral da Administração e do Emprego Público (DGAEP) e 'apenas a articulação saudável entre as variáveis de produção (qualificações, horas trabalhadas, motivação, identificação pessoal com os objectivos organizacionais, adequação das Tecnologias de Informação e Comunicação aos conteúdos e postos de trabalho, etc….) e os modelos de organização do trabalho existentes poderá determinar melhorias na produtividade'. (...)"
 
Subinho "motivação". Não é preciso ter formação em psicologia para assumir esta variante com uma das mais importantes - e decisivas - para os bons resultados. O estudo apenas vem confirmar o que muitos já garantiam. Mas, como já aqui escrevi anteriormente, o empresário tuga nem sequer pensa nisto. E os incompententes que nos desgovernam ainda menos.

Sem comentários: