quinta-feira, 16 de junho de 2011

Credibilidade (2)

Os Magistrados apanhados a copiar num exame do CEJ foram todos "corridos" a dez valores por, supostamente, não haver tempo para repetir o exame. Mas afinal de contas parece que tempo há, pois foi proposto, após tanta polémica e crítica (inclusive de colegas de profissão), os Magistrados em causa fazerem novo exame.

De uma coisa não se safam estes Magistrados: com o País em crise e a Justiça portuguesa no fundo do poço, estas estórias apenas pioram a perceção que os portugueses têm dos Tribunais.

2 comentários:

Graza disse...

Esta Operação Copianço é a cereja que faltava e ela encerra três gravidades em um. A mais leve, apesar de tudo, é a dos caloiros falsários que pelos vistos só vão aprender as virtudes da vida quando começarem a lidar com as misérias com que se vão confrontar na sua actividade, aí, há esperança que desse confronto descortinem o bem do mal. A outra gravidade foi a forma como os responsáveis pela sua formação tentaram resolver a questão. A terceira gravidade, foi uma reacção que ouvi na rádio, não sei bem qual, de alguém ligado a uma associação ou sindicato ou conselho que terá afirmado que o episódio não punha em causa a credibilidade etc. etc. etc. Tentei numa busca saber quem o afirmou, mas não consegui infelizmente o rasto desta declaração. Uma coisa é certa: ouvi isso.

Ricardo Sardo disse...

Pois é caro amigo, este é, acima de tudo, um problema de credibilidade, pois os cidadãos que olham para os juízes como "seres superiores", isentos, sábios e justos passam a olhar para eles como homens e mulheres vulgares, com os mesmos defeitos, deixando de lhes conferir especial confiança e seriedade. Como esperam estes magistrados que os cidadãos que compareçam em Tribunal os respeitem?
Abraço.