quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Incompetência ou manipulação?

O CC chamou a atenção para uma notícia falsa do Correio da Manhã, que era igual à do Expresso. Escrevo "era" porque, entretanto, o CM corrigiu e lá alterou o título. Mas o Expresso, à hora que escrevo (19h), continua com o título errado.
Perante a fonte do notícia não se compreende como é que os jornalistas escrevem uma peça com dados falsos. Ou fazem-no por distracção, que significa incompetência, ou fazem-no propositadamente, que significa manipulação grosseira da informação. Bem sabemos quais são as preferências políticas destes dois jornais, mas, já dizia a personagem do Herman José Diácono Remédios, não havia necessidade...
.
Adenda: parece que se trata de incompetência pura e dura, pois os textos do CM, do Expresso e de outros jornais é igual ao take da Lusa. Ou seja, trata-se de mais um (entre inúmeros) caso em que os jornalistas copiam o texto original (copy/paste), sem analisarem a fonte da informação e sem compara-lá com o texto que copiam da Lusa. Ou seja, por desleixo acabam por copiar os erros dos outros. Depois admiram-se de venderem poucos jornais em Portugal. Pudera!

Sem comentários: