quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Um país condenado ao fracasso?

Os maus gestores, conforme aqui explicado, constituem uma das principais causas da actual situação do País. Sempre fomos assim, péssimos gestores, sempre esbanjámos o que tínhamos (e não tínhamos), conforme já aqui tive, aliás, oportunidade de escrever.
Ainda ontem, no jornal de economia da Sic (integrante do notíciário da manhã), falou-se sobre a produção do azeite, de que a Espanha é líder mundial e que somos o 7º país produtor do Mundo. Foi dito pelo convidado (não me recordo do nome) que, a médio prazo, poderíamos ser auto-sustentáveis no mercado do azeite, o que, para além de reduzir as importações, aumenta as exportações neste sector e que esta evolução deve-se, em grande medida, ao desenvolvimento do sector no Alentejo. Mas o que o convidado não disse é que se está a desenvolver porque os espanhóis tomaram conta do Alentejo, dedicando-se ao azeite. Não havia nenhum empresário português interessado no investimento?

Mas não se pense que o problema é apenas dos empresários e gestores. Os próprios trabalhadores também têm a sua quota parte de responsabilidade. Infelizmente, existe muita boa gente que recusa propostas de emprego porque prefere ficar em causa auferindo o subsídio de desemprego ou o Rendimento Social de Inserção. Existem várias empresas que, crescendo no mercado e pretendendo recrutar mais trabalhadores, enfrentam enormes dificuldades em encontrar quem prefira sair de casa para ir trabalhar. Conheço pessoalmente casos em que, mesmo contactando os centros de emprego para o efeito, não se consegue recrutar pessoal. Alguns até chegam a ir a entrevistas de emprego, onde mostram total desinteresse no emprego, pois só vão à entrevista para não perder o subsídio de desemprego. Sei isto porque há quem confesse.

Por tudo isto não poderemos culpar em exclusivo os governos pelos males de todos nós. É que eles são apenas uma amostra do que somos enquanto povo, são a nossa imagem, os nossos representantes no poder. Uma sondagem dá uma enorme subida do PSD e o consequente trambolhão do PS. Mas será que o PSD teria feito melhor se fosse governo? Será que vai fazer melhor? Ainda ontem pudemos assistir nas tv's como Eduardo Catroga e Carlos Moedas não têm alternativas nem sabem como aplicar as próprias propostas... Dizem que temos de cortar, mas não dizem onde... E há quem diga que, por causa disto, estamos condenados ao fracasso. Tenho esperanças e acredito que não, apesar da História me desmentir. Será que estamos mesmo condenados a não sair da cepa torta?

Sem comentários: