terça-feira, 31 de agosto de 2010

O Mundo não parou

Apesar de 'ausente' e sem acesso à internet, fui tentando manter-me informado sobre o que se foi passando. Aqui ficam algumas notas rápidas:

Xenofobia e Racismo

Sejam por causa da construção de uma mesquita em Nova Iorque ou da utilização de burkas na União Europeia, a imposição de deveres - ou, melhor, a limitação de direitos - está a avançar no Mundo Ocidental e a tolerância pelas outras religiões e costumes a desaparecer. Como esperam estas pessoas ser respeitadas se não respeitam, na mesma medida, aqueles a quem exigem respeito?

Política

Foram duas semanas de férias, mas ficou quase tudo na mesma. A única novidade é que, segundo parece, Passos Coelho é mais parecido com o tuga comum do que se poderia pensar. Só falta saber é onde mora, se em Massamá ou em Odivelas...
A verdade é que se tentou construir, nestes dias, uma imagem simples e modesta do líder social-democrata, mas a tentativa saíu frustrada e, ainda por cima, por duas vezes. Primeiro, foi o local de residência. Mendes Bota, na festa do Pontal, disse que PPC reside em Massamá, mas parece que o próprio PPC já disse que é em Odivelas. A mim tanto me faz se vive na Lapa ou na Quinta da Fonte (não é por aí que votarei, ou não, nele), mas a manovra política cheira a esturro. Depois, foi o local de férias. O Diário de Notícias até fez o frete de ir à Manta Rota de propósito para tirar apenas uma fotografia, cópia à do Correio da Manhã com Sócrates, para poderem dizer que faz as mesmas férias mas num local bem menos dispendioso que o luxo do Pine Cliffs de Sócrates. Mas depois veio-sa a saber que PPC almoça... no Pine Cliffs!
Enfim, mais uma desilusão em torno de PPC.

Presidenciais

A Esquerda (e o BE em particular) tem levantado a questão da discriminalização das 'drogas leves', mas o que alguns devem consumir é mesmo drogas pesadas (talvez ácidos marados). Só assim se explica que se venha a público afirmar que o regime norte-coreano foi escolhido e é pretendido pelo seu povo!
Já hoje, o inesgotável Marcelo Rebelo de Sousa veio dizer que não interessa se o Presidente é incompetente ou não. O que interessa mesmo é que seja do partido A ou B. Ora, eu escolho aquele que me parece ser, no momento do voto, o mais capaz de cumprir as suas funções, seja para a Presidência, para o Parlamento ou para o Governo. Mas alguns preferem os incompetentes só por serem do mesmo partido. Percebe-se porque cada vez menos gente ouve Marcelo aos domingos...

Jornalismo

Aqui, tudo na mesma. Os erros do costume, as manipulações de sempre (de que este caso é exemplo) e as tendências e favores habituais. Mas com uma nuance. Parece que está na moda os jornalistas constituirem-se assistentes em processos judiciais. Desde já proponho a revogação do código deontológico dos jornalistas, visto ser já letra morta. E chamo à atenção dos magistrados titulares destes processos: é que a figura do Assistente anda a ser desvirtuada e a lei contornada.
Ainda em torno do jornalismo, mas na vertente desportiva, temos mais uma prova de como os media afectos à Controlinvest constituem órgãos de comunicação social oficiosos do FC Porto. Já se viu com a SportTV, vê-se diariamente com O Jogo (e mesmo com o DN e o JN) e agora foi com a TSF. É que já nem têm vergonha no que dizem ou na forma, despreocupada, como o fazem repetidamente. Se a ERC existisse verdadeiramente e a comissão de carteira dos jornalistas, nada disto aconteceria. Mas como estamos em Portugal...

Futebol

Antes da época começar e à conversa com amigos, dava como garantido que, este ano, tudo seria feito para derrubar o Benfica. O prejuízo de um certo clube em não ir à Champions é enorme e dois anos seguidos sem os seus milhões colocam seriamente em causa o projecto. E três jornadas bastaram para que isso ficasse claro aos olhos de toda a gente. Enquanto Porto e Sporting são escandalosamente ajudados, o Benfica tem sido prejudicado. Nada a que não estejamos habituados, não tivéssemos nós a nossa Palermo.
Mas não é (unicamente) por causa das já habituais arbitragens que o Benfica perdeu os primeiros jogos. A Supertaça foi bem ganha pelo Porto, que, apesar da sorte do golo esquisito logo a começar, fez por merecer o triunfo. O azar teve um papel determinante, sobretudo frente à Académica, como o próprio e insuspeito Jorge Costa admitiu no final do encontro. Com o Nacional, foi a falta de eficácia e o desacerto defensivo e com o Setúbal, voltou a ser a sorte a ditar o desfecho, mas desta vez para o lado encarnado, num lance que eventualmente ficará para a História. Roberto é bom mas tem lacunas no jogo aéreo, onde falha repetidamente (e onde a equipe técnica terá que trabalhar). Tem margem de progressão e precisa de confiança, algo que perder desde bem cedo. O tempo dirá se foi ou não uma boa contratação.

Velhos do Restelo

Como este gráfico mostra, o nosso grande problema é a falta de ambição, de querer e, acima de tudo, de confiança em nós próprios, de falta de optimismo. Os nossos políticos, gestores, professores, magistrados, etc, terão que dar o mote e puxar pelo País. Porque se continuarmos parados, como quase sempre estivémos ao longo da nossa História, nunca mais sairemos da cepa torta.

Sem comentários: