segunda-feira, 26 de julho de 2010

RTP - Rádio Televisão Portista

O Mónaco empatava a partida com o Benfica e o comentador Rui Águas levantava a dúvida sobre a legalidade do golo, por eventual fora-de-jogo do avançado monegasco. Mas repetição do lance nada. Passados alguns segundos e depois de duas repetições (nenhum servia para aferir da posição do autor do tento), Rui Águas pedia, já de forma directa e clara, uma repetição que permitisse tirar dúvidas. Mas ela não apareceu. Tivesse sido ao contrário (golo do Benfica) e teria, como de costume, surgido.
A RTP é assim, há muito. Cada vez mais o segundo canal do FC Porto (depois, claro, da SportTv), como esta peça "jornalística" o demonstra. É uma vergonha que não tenham dado uma única repetição de um lance decisivo (um golo é sempre decisivo), de forma a tirar dúvidas sobre a sua legalidade. Ou será que a RTP é como os tecnocratas das instâncias do futebol, que não querem o uso dos meios tecnológicos ao serviço da verdade desportiva e da justiça, mantendo a dúvida sobre os lances e permitindo todo o tipo de abusos, por ausência de controlo e verificação?
Seja por uma ou por outra razão (ou por ambas), fica muito mal vista a imagem de um órgão de comunicação social que tem especiais deveres de serviço público (e grande parte deste é benfiquista), que é pago com o nosso dinheiro e ainda tem aqueles pormenores insignificantes e que até cairam em desuso dos deveres deontológicos de rigor e isenção...

Sem comentários: