segunda-feira, 10 de maio de 2010

A Selecção que não é de todos nós

Tal como esperado, Carlos Queiroz fez as escolhas que outros lhe sursurraram aos ouvidos. Vamos por partes:

1. Como já se percebeu há muito tempo, Queiroz tem uma especial azia ao Benfica, o que ficou demonstrado em diversos aspectos, nomeadamente nas escolhas dos jogadores. Convocou Fábio Coentrão porque seria um escândalo nacional se não o levasse, pois fico concencido que, por ele (e por quem manda nele), não o escolheria. Com estas sucessivas atitudes, divorcia-se de grande parte dos adeptos da Selecção, de grande parte dos portugueses.

2. Entrando nas escolhas por sector e começando pela Baliza, se Eduardo é um nome indiscutível e Beto merece a convocatória, apesar de apenas nos últimos jogos ter jogado pelo Porto, já a chamada de Daniel Fernandes deixa muitas questões no ar. Quim foi e é o bode expiatório da goleada sofrida no Brasil, em jogo amigável. Nesse jogo, todos cometeram erros, mas o guarda-redes nunca mais foi chamado desde então. Sinceramente não se compreende como é que o guarda-redes menos batido do campeonato nem sequer seja chamado...

3. Na defesa, há jogadores que não merecem, neste momento, a convocatória. Duda é, há muito, o fetiche de Queiroz, sem porém nunca ter convencido ou mostrado categoria para jogar na terceira selecção do ranking da Fifa. Miguel teve duas más épocas, sempre mais interessado em criar problemas em discotecas, com problemas emocionais e lesões atrás de lesões. Com Bosingwa lesionado, Ruben Amorim, que fez uma época fantástica e joga em várias posições, teria sido, certamente, uma escolha bem mais consensual e segura. No centro, a escolha de Ricardo Costa é merecida, pois vem de duas épocas bastante positivas e prestações regulares.

4. No meio-campo, discordo de duas escolhas. Tiago, apesar de alguma subida de forma nas últimas semanas, vem de duas épocas irregulares, com vários períodos sem jogar e bastante longe da sua melhor forma. E Raúl Meireles fez uma época má, como foi aliás reconhecido por vários comentadores portistas. João Moutinho, apesar da má época do Sporting, seria, a meu ver, uma escolha bem mais acertada. Já Zé Castro, que será seguramente o preterido na lista final (dos actuais 24, um terá de ficar de fora), foi claramente chamado para substituir Pepe, caso este não recupere a tempo do Mundial. Mas eu teria chamado outro jogador criativo. Deixando Moutinho de fora, resta Deco como playmaker. Ora, como é sabido, Deco está de saída do Chelsea, por ter jogado pouco, e tem tido várias lesões nos últimos dois anos. Carlos Martins, que fez uma época extraordinária no Benfica, seria um boa alternativa, ou mesmo Nuno Assis, que levou o Vit. de Guimarães ao colo este ano. Ou ainda Hugo Viana, do surpreendente Braga. Alternativas haviam, ficando Queiroz responsável por uma eventual ausência de Deco por lesão, com as inevitáveis consequências negativas no estilo de jogo de Portugal.

5. No ataque, nada a dizer. Liedson e Hugo Almeida são, das várias possibilidades, as duas melhores escolhas. Para as alas, Ronaldo e Nani estão em excelente momento de forma e Simão, apesar de cansado após uma época desgastante (e ainda tem duas finais para disputar, a da Liga Europa e a da Taça do Rei), é sempre um jogador útil e desequilibrador. Danny, após lesão, recupera a forma e é sempre útil. O meu medo era que chamasse Edinho (o outro fetiche de Queiroz) e como não foi chamado fico tranquilo.

Estas escolhas comprovam que Queiroz não quer saber quem está em melhor forma ou quem, neste momento, dá mais garantias de maior produtividade e eficácia. Quer emitar Scolari, que também chamava sempre os mesmos, mas Queiroz nem aos calcanhares do brasileiro chega. Jorge Jesus, disse há duas semanas, que se Amorim e Carlos Martins não fossem ao Mundial muita gente andava distraída. Queiroz nao é distraído. É apenas um verdadeiro adiantado mental. Nós todos, que não o compreendemos, é que estamos atrasados...

2 comentários:

Graza disse...

De facto parece uma selecção de coxos com tanta gente vinda de recuperações recentes. Duda ainda não convenceu, o afastamento de Quim existe para provar que a culpa nunca foi sua ou da equipa e por aí fora. Mas também é verdade que com tantos estrangeiros nas nossas equipas cada vez mais este problema se vai por.

Mas vamos ter que ultrapassar isto e partir para o apoio apesar das reservas. Neste aspecto Scollari era impar.

Ricardo Sardo disse...

Muitas reservas, de facto. Jogadores que não jogam ou jogam manifestamente mal sao chamados, enquanto que outros que jogam e bem ficam de fora. Toda a gente critica as escolhas e com toda a razao. Como ja alguem escreveu, nao sei se preferia que Coentrão ficasse de fora, para nao termos (nos, benfiquistas) nada a ver com a pessima imagem da selecçao que se afigura no horizonte...