domingo, 30 de maio de 2010

Notas breves

1. Ao contrário da generalidade dos comentadores e bloggers, não penso que a recente sondagem da Marktest (que dava 44% dos votos ao PSD) seja definitiva. Isto é, não creio que este governo esteja morto, como a sondagem parece indicar. Não tenho quaisquer dúvidas de que Passos Coelho será eleito Primeiro-Ministro nas próximas legislativas - e é quase garantido que contará com a minha contribuição para esse efeito - mas não será com a diferença desta sondagem. É verdade que o PSD e Passos Coelho apoiaram o Plano de Austeridade, mas este foi elaborado pelo Governo e é natural que os cidadãos queiram punir os seus autores. Mas esta punição é, historicamente, um sentimento temporário. Veremos.

2. Estes dados sobre o Rendimento Social de Inserção vêm clarificar muita coisa. Muito se tem dito e escrito sobre o RSI (e sobre o Subsídio de Desemprego), quase sempre com base em pressupostos falsos ou pouco fidedignos. Tal como aqui escrevi, na maioria dos casos o RSI foi bem concedido, ao contrário do que defenderam alguns sectores da sociedade e alguns políticos. A aposta terá que ser, pois, no combate à fraude, aos casos - que constituem a minoria - em que o RSI foi mal atribuído. E será tremendamente injusto fazer os justos pagarem pelos pecadores.

3. Como já por diversas vezes aqui o expressei, incluindo no primeiro ponto deste post, não gosto de José Sócrates nem aprecio o seu estilo de vendedor de banha de cobra. Mas o que lhe estão a fazer não se faz a ninguém. Muita gente deste país, toldados pela raiva e pela cegueira política, atiram a ética, a decência, a seriedade, a legalidade e os princípios básicos de uma sociedade democrática às malvas por fanatismo e sede de vingança. Agora é com esta história que, desmentida pelos factos, deixa os autores da acusação sem resposta. Como diz o Povo, contra factos não há argumentos. E por isso é que a autora do post não tem resposta para o João Galamba...

4. Nos últimos dias falou-se numa possível candidatura presidencial da ala mais conservadora. Bagão Félix foi o primeiro nome a ser falado e, agora, já se fala até na "nossa" Sarah Palin. Falo, obviamente, na minha Colega Isilda Pegado.
Em primeiro lugar, não espero mais candidaturas (com excepção de uma eventual apoiada pelo PS, que, mesmo assim, duvido seriamente venha a existir). E, em segundo, os mais conservadores não irão arriscar a reeleição de Cavaco, pois, mal por mal, preferem certamente Cavaco a Alegre, Nobre ou outro que venha a ser 'lançado' pelo PS.

Sem comentários: