quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Crimes de guerra

Concordo inteiramente com Artur Costa: foram cometidos crimes de guerra na invasão militar do Iraque. Os argumentos eram falsos, os pretextos mentira e as supostas armas de destruição maçiça uma invenção criada para justificar o fim: tomar conta do país e das suas riquezas.
Há pouco tempo li "História da CIA - Um legado de cinzas", de Tim Weiner, um livro que conta a história da agência secreta norte-americana, incluindo a invasão do Iraque, baseando-se em documentos oficiais e entretanto desclassificados. Para além da CIA, que esteve muito mal, quer na análise da situação iraquiana e das reais capacidades de Saddam Hussein, quer nas conclusões apresentadas ao Executivo, indicando uma realidade inexistente e fruto da especulação e de deduções, a própria Administração interpretava os dados apresentados como lhe mais convinha. Recomendo o livro para quem esteja interessado em saber muito do que os EUA e a CIA fizeram em prejuízo da paz mundial.
Mantenho a esperança de que os responsáveis políticos pela invasão ilegal venham, um dia, a serem judicialmente responsabilizados pelas suas decisões. Podem não vir a ser julgados (o que duvido seriamente), mas espero que haja, um dia, um Tribunal a concluir que praticaram um crime de guerra, com as consequências que todos conhecemos.

Sem comentários: