quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Regime do IVA

Sobre as recentes propostas de alteração do regime legal do IVA, a ler este texto no Diário Económico (via Câmara Corporativa):


"O Movimento IVA com recibo defende a introdução de um regime generalizado de exigibilidade de caixa (REC) no IVA para PME. Este consistiria em diferir o momento da exigibilidade de pagamento do IVA para o momento do pagamento do preço pelo adquirente dos bens ou serviços.

A regra geral no IVA comunitário é a de os sujeitos passivos (SP) efectuarem o pagamento do IVA em função do momento em que as transmissões de bens ou as prestações de serviços ocorram. O facto gerador ocorre e o imposto torna-se exigível no momento da entrega de bens ou da prestação de serviços. A introdução de um REC só pode ocorrer em derrogação à regra geral. Tal derrogação tem por base normas consideradas como complementares das relativas ao nascimento do direito à dedução do IVA suportado a montante.

Com efeito, nas operações entre SP, no exacto momento em que o IVA é devido ao Estado pelos vendedores dos bens ou pelos prestadores de serviços, também os seus adquirentes ou destinatários podem exercer o direito à dedução do correspondente montante.

Assim, por exemplo, se, no regime trimestral, um SP tem de entregar o IVA ao Estado até ao dia 15 do 2.º mês seguinte ao final do trimestre em que realizou operações tributáveis, é igualmente certo que, dentro do mesmo prazo, pode deduzir a seu favor o IVA relativo às suas aquisições de bens e serviços, mesmo que ainda não tenha pago o respectivo preço. Intrinsecamente ligada ao direito à dedução, a exigibilidade integra a zona harmonizada do IVA. Por isso, a Comissão entende que a introdução de um REC só é possível em situações excepcionais, sendo aplicável a um certo tipo de operadores ou de operações ou a um ramo de actividade especificado e autonomizável e devendo o EM solicitar tal derrogação ao abrigo do disposto no art. 395.º da Directiva de Consolidação do IVA.

Assim, um REC só é autorizado se respeitar a uma medida de simplificação da cobrança, se não houver afectação significativa de receita do IVA cobrado no consumo final e se se dirigir a um grupo determinado de sujeitos passivos. Além disso, a derrogação só é concedida se não puser em causa os princípios basilares do IVA da neutralidade e da não distorção da concorrência. Dada a natureza excepcional e restritiva do REC, a generalidade dos EM não o aplica, ou aplica-o apenas em situações específicas, após autorização comunitária. É o que ocorre com uma decisão do Conselho de 30 de Janeiro de 2007 autorizando 4 EM a aplicar um REC. As derrogações existentes seguem todas esquemas semelhantes.

Assim, o regime da Estónia dirige-se a sociedades unipessoais e os regimes esloveno e inglês a sujeitos passivos com volume de negócios até um certo montante. A aplicação de um REC a esses tipos de SP comporta, porém, inúmeras condicionantes e excepções, nomeadamente em função da natureza das operações ou das condições de facturação.

Entre nós, o legislador adoptou o regime comunitário que liga a exigibilidade à data da emissão da factura. Daí que o adquirente possa deduzir imediatamente o IVA suportado no exercício em que recebe a factura. Portugal foi, porém, autorizado a criar um REC em duas situações pontuais: no caso das empreitadas e subempreitadas de obras públicas em que são donos da obra o Estado, as Regiões Autónomas ou certos institutos públicos e no das entregas de produtos da sua própria exploração agrícola feitas por cooperadores às cooperativas agrícolas.

Para o Movimento, as vantagens da adopção generalizada do REC consistiriam na aproximação dos momentos de pagamento do imposto ao contribuinte e deste ao Estado. Contudo, mesmo que fosse possível um REC generalizado, são omitidas as suas desvantagens. A adopção de um REC implica que, enquanto não for feito o pagamento, não pode ser feita a dedução do imposto. Este facto é obviamente penalizador e desvirtua a lógica do IVA como imposto de consumo de bens e serviços, facto que nada tem a ver com o momento do pagamento do preço.

A intervenção comunitária na aprovação de um REC justifica-se por estarmos na zona harmonizada do IVA e por se tratar de um regime excepcional. Uma ampla aplicação deste regime à generalidade das PME transformaria a excepção em regra, feriria o princípio da neutralidade e geraria distorções de concorrência em relação a outros operadores que praticassem idênticas operações ou que actuassem no mesmo ramo de actividade.

Além disso, uma tal ampliação comportaria riscos de aumento de evasão fiscal, porquanto o fisco passaria a ter, na quase generalidade dos casos, de provar que os SP já tinham recebido o preço referente às transmissões de bens ou prestações de serviços por eles efectuadas. Não lhe bastaria assim, contrariamente ao que é razoável num imposto de consumo, demonstrar que as referidas operações de transmissão de bens ou de prestação de serviços tiveram efectivamente lugar.

António Carlos dos Santos, Professor da UAL"

Sem comentários: