domingo, 12 de outubro de 2008

E agora? Quem se irá responsabilizar?

"Todos os segredos do Ministério Público escondidos no computador portátil de trabalho da procuradora da República Helena Fazenda, por exemplo, os grandes trunfos da Acusação no processo ‘Noite Branca’, resultado das investigações à vaga de homicídios no Porto, estão agora nas mãos dos ladrões. O portátil foi roubado na quinta-feira de casa da magistrada, em Lisboa, conforme o CM apurou, e há o perigo de acesso à identidade de testemunhas e conteúdo de escutas telefónicas."

(Correio da Manhã)

2 comentários:

Anónimo disse...

Penso que a primeira questão a colocar é: a informação que está no computador está razoavelmente protegida?

Ricardo Sardo disse...

É verdade, existem várias questões: estariam os dados acessíveis ou encriptados? Estaria o acesso ao pc dependente de uma password?

Mas, independentemente destas questões prévias, este caso levanta muitas dúvidas relativamente a certos procedimentos, como o levar informação sensível para casa.
É natural que se leve trabalho para casa, mas é preciso ter especial cuidado com certas matérias, como as sob segredo de justiça, daí a minha pergunta no título do post. Será que alguém irá responsabilizar-se por este caso, ou será mais uma conclusão tão portuguesa em que a culpa morrerá solteira?

Cumprimentos.